28.8 C
Vitória
terça-feira, 19 março 2024

Acontece dia 8 depoimento de Torres sobre blitzes da PRF

Anderson Torres está preso preventivamente há mais de 100 dias - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anderson Torres está preso preventivamente há mais de 100 dias na investigação sobre o papel de autoridades nos atos golpistas de 8 de janeiro

A Polícia Federal (PF) definiu uma nova data para o depoimento do ex-ministro da Justiça Anderson Torres sobre as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na eleição passada. Ele será ouvido na próxima segunda-feira, dia 8, às 14h30.

O primeiro depoimento foi adiado a pedido da defesa. Os advogados apresentaram um laudo psiquiátrico e alegaram que o ex-ministro não estava em condições de responder aos questionamentos.

A investigação é conduzida pelo delegado Flávio Reis. Ele apura se houve uma tentativa de usar a PRF para dificultar o deslocamento de eleitores em redutos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobretudo no Nordeste.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou a PF remarcar o depoimento depois que o Governo do Distrito Federal descartou transferir Anderson Torres para o hospital penitenciário. A avaliação foi que o ex-ministro está em “bom estado geral”, mas reconheceu que o quadro “exige acompanhamento frequente”.

- Continua após a publicidade -

Moraes afirmou que Torres foi “devidamente avaliado” por uma médica e teve os remédios ajustados. O despacho reconhece que o ex-ministro não é obrigado a responder às perguntas e pode ficar em silêncio se preferir.

“Oficie-se a Direção do estabelecimento prisional onde Anderson Gustavo Torres encontra-se para que providencie as condições necessárias para a realização de sua oitiva, inclusive mediante escolta policial para o deslocamento”, escreveu Moraes.

Anderson Torres está preso preventivamente há mais de 100 dias na investigação sobre o papel de autoridades nos protestos golpistas de 8 de janeiro.

A defesa pediu novamente nesta quarta-feira, 3, que ele seja colocado em liberdade provisória. Na última avaliação médica, em 1º de maio, a psiquiatra prescreveu antidepressivo, ansiolítico e antipsicóticos ao ex-ministro. O laudo cita “fortes crises ansiosas”. A médica também menciona um quadro depressivo grave e de estresse pós-traumático.

Torres já prestou dois depoimentos desde que foi preso. O primeiro, conduzido pela Polícia Federal, foi sobre os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes e durou dez horas. O segundo interrogatório, sobre a minuta golpista apreendida na casa dele, foi requisitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -