Quinta, 24 de Abril de 2014
Twitter da Revista ComunhãoPágina do Fecebool da Comunhão
LiveZilla Live Help
   
Fonte
Get Adobe Flash player

Como vaso nas mãos do oleiro

Escrito por Hernandes Dias Lopes

Deus disse ao profeta Jeremias: "Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu" (Jr 18.1-4). Esse episódio enseja-nos algumas preciosas lições espirituais.

  1. Deus não desiste de trabalhar em nossa vida - O profeta Jeremias vai à casa do oleiro não para levar uma mensagem, mas para receber uma mensagem. Ali, viu o trabalho cotidiano de um oleiro que se entrega à tarefa de moldar vasos. Quando um vaso se estraga em suas mãos, ele não joga o barro fora; antes, molda-o mais uma vez e faz dele um novo vaso. Assim, Deus faz com sua vida. Ele não desiste de você. Ele não abdica do direito que tem de trabalhar em sua vida. Somos muito preciosos para Deus para ele nos descartar como se descarta algo sem valor.
  2. Deus trabalha em nós antes de trabalhar através de nós - Um vaso é feito para um propósito. Ele sempre tem uma utilidade. Um vaso defeituoso, com rachaduras ou trincamentos, não pode cumprir o propósito para o qual foi criado. O oleiro, pacientemente, tornou a fazer do vaso estragado outro vaso, um vaso novo. Assim Deus faz com você. Antes de usar sua vida, ele trabalha em sua vida. Deus está mais interessado em quem você é do que no que você faz. Caráter é mais importante do que desempenho. Vida precede ministério. Antes de Deus trabalhar através de você, ele trabalha em você.
  3. Deus não faz reparos no vaso velho, ele faz um vaso novo - A vida cristã não é apenas aplicar uma fina camada de verniz ético nas rachaduras do nosso caráter. A obra de Deus em nós não é uma reforma da estrutura do velho homem. Deus modela o barro e faz dele um novo vaso. Em Cristo somos novas criaturas. As coisas antigas ficaram para trás. Tudo se fez novo. Nascemos de novo, do alto, de cima, do Espírito Santo. Temos um novo nome, uma nova mente, um novo coração, uma nova família, uma nova Pátria.
  4. Deus não faz um vaso segundo o desejo do homem, mas conforme sua soberana vontade - O oleiro faz um vaso novo conforme lhe apraz. Não é o barro que determina ao oleiro a forma e o propósito para o qual é criado. O oleiro é soberano sobre o barro. O oleiro é livre para fazer do barro o vaso que deseja. O apóstolo Paulo pergunta: "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?" (Rm 9.20). Não é a nossa vontade que deve prevalecer no céu, mas a vontade de Deus que deve ser feita na Terra.
  5. Deus não dispensa nenhuma etapa ao fazer um vaso de honra - Como oleiro, Deus não faz um vaso de pedra, pois esta resiste a ser moldada. Deus não trabalha com areia, pois esta não tem liga. Deus não lida com lama, pois esta apenas suja as mãos do oleiro. Deus molda o vaso de barro. Este tem liga e se submete à modelagem que o oleiro deseja. Depois, esse vaso é levado ao forno. O fogo não o destrói, mas o torna sólido e útil. Em seguida, o vaso é destinado ao uso para o qual foi feito. Nós fomos criados para o louvor da glória de Deus. Devemos ser vasos preciosos, limpos, úteis. Somos vasos de honra preparados para toda boa obra. Devemos ser vasos cheios do Espírito Santo de Deus. Nós somos vasos que em si mesmos têm pouco valor; porém, somos vasos que transportam um tesouro de valor inestimável. Bendito oleiro, que nos fez do barro e para nos salvar entrou no barro, encarnou-se e habitou entre nós, para fazer de nós vasos de honra, úteis para toda boa obra.

Hernandes Dias Lopes

Hernandes Dias Lopes

Pastor, líder da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória; doutor em Ministério; Presidente da Comissão Nacional de Evangelização da Igreja Presbiteriana do Brasil; conferencista e escritor

7 comentários

  • Enviar comentários Alciléa lopes Ter, 26 de Julho de 2011 Enviado por Alciléa lopes

    Louvo ao Senhor por estes homem de Deus, que tem nos ajudado e muito com estas mensagens maravilhosa! Deus os abençoe!!!

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Enviar comentários DANIELA Seg, 11 de Abril de 2011 Enviado por DANIELA

    EU GOSTO DA PALAVRA DE DEUS PORQUE DEUS ME CRIOU E CRIOU TAMBEM VOCES MAIS DEUS
    E O MELHOR DE TODOS EU AMO ELE MUITO

    AQUELES QUE CONFIAM NO SENHOR SAO COMO MONTE DE SIAO QUE NAO SE ABALAM MAIS PERMANECE PARA SEMPRE
    AMEM

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Enviar comentários ANIBAL Sáb, 16 de Outubro de 2010 Enviado por ANIBAL

    MEU QUERIDO IRMÃO NA FÉ,É COM MUITA ALEGRIA QUE SABOREIO A LEITURA DE SUAS EXPOSIÇÕES BIBLICAS,SÃO REALMENTE UNGIDAS PELO ESPIRITO SANTO,´UM DELEITE MESMO, CONTINUE ASSIM,FIRME NO AMADO//ANÍBAL/

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Enviar comentários Osnilda Sex, 08 de Outubro de 2010 Enviado por Osnilda

    eu amo as menssagem escritas nesssa pagina Deus tem falado com migo aqui... fiquem na paz do nosso Jesus.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Enviar comentários união gospel Qui, 09 de Setembro de 2010 Enviado por união gospel

    obrigado pastor hernasdes que DEUS cada dia te de mais entendimento p/ajudar as outras pessoas!!!pode ter certeza q essas
    palavras foram muito uteis para nossa união
    gospel

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Enviar comentários Vitor Qui, 29 de Julho de 2010 Enviado por Vitor

    Artigos Maravilhosos. Tenho sido edificada pelas palavras desses servos do Senhor. Tenho tido experiências intensas e a oportunidade de dar testemunho daquilo que o Senhor tem feito na minha vida após ler essas matérias e colocá-las em prática.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Enviar comentários cleuzilda mota gasparini Ter, 22 de Junho de 2010 Enviado por cleuzilda mota gasparini

    LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR...ALELUIA!!

    A paz do Senhor...PASTOR HRNANDES...

    TODAS AS MATÉRIAS E REFLEXOES QUE LI E OUVI ATÉ HOJE ESCRITO OU FALADO PELO SENHOR...TEM ME EDIFICADO MUITO...HOJE LI ESTA COMO VASO NAS MAOS DO OLEIRO...
    COMO ESTOU MAIS ABENÇOADA!!!
    ENTENDI NESTA RFLEXAO QUE DEUS QUER TRABALHAR PRIMEIRO EM MIM...PARA DEPOIS ME USAR EM SEU PROPOSITOS...AMEM

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Enviar comentário


Nas bancas

Rádio Comunhão

Publicidade

CACHOS E CIA_JULHO

Devocional

  • Quinta-feira, 24 de abril

    Leitura de hoje:
    Salmos 40–42

    Versículo do dia:
    “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” – Sl 42.11

    Leia mais...