Projetos sociais mantidos por evangélicos levam oportunidade

Os trabalhos sociais sustentados por evangélicos, através de organizações internacionais, nacionais e regionais, ajudam a crianças, idosos, drogados, alcoólatras, missionários e outros.

Em 2009, o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens especiais apresentando alguns dos trabalhos sociais mantidos por instituições evangélicas em todo o Brasil.

Conheça algumas dessas ações sociais:

HECI - Hospital Evangélico Cachoeiro de Itapemirim
O Hospital Evangélico Cachoeiro de Itapemirim, fundado em 1958, é reconhecido como de utilidade pública municipal, estadual e federal, devido aos relevantes serviços prestados em benefício da população do município de Cachoeiro de Itapemirim e sul do Espírito Santo, que congrega um contingente de 570.000 habitantes. Dos atendimentos prestados, mais de 78% são para pacientes do Sistema Único de Saúde. Acumula mensalmente um déficit de R$ 230 mil. Além do atendimento aos pacientes, promove diversas ações sociais.

AGEAS - Agência Evangélica para Ação Social
É um ministério interdenominacional que fomenta a ações sociais em igrejas evangélicas, prestando consultoria e orientação a projetos e também oferece treinamento. Reúne em seu site diversos projetos sociais de igrejas evangélicas em todo o Brasil.

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE
Fundada em 1928 pelo Reverendo Othoniel Motta, a AEB é uma associação civil sem fins econômicos, de caráter social e beneficente, de utilidade pública federal, estadual e municipal, que reúne diversos outros projetos sociais, como a Casa Porto Seguro, que oferece alfabetização a moradores de rua, ou a Instituição de Longa Permanência Para Idosos, que oferece abrigo e cuidados especiais para idosos com mais de 60 anos que estejam desamparados. Há ainda, entre os projetos apoiados pela AEB, o Centro de Educação Infantil Liberdade, que promove o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, linguísticos, morais e sociais. Na lista de quinze instituições afiliadas à AEB consta também o Hospital Evangélico de Sorocaba.

COMPASSION BRASIL
O projeto Compassion Brasil foi fundado em 1952 e é uma organização evangélica interdenominacional, sem fins lucrativos, cujo objetivo é ajudar crianças em situação de risco ao redor do mundo. A instituição foi fundada pelo reverendo Everett Swanson em resposta à pobreza e à desolação de crianças que se tornaram órfãs devido à guerra na Coréia. A Compassion International atua em 24 países e trabalha em parceria com igrejas evangélicas. Atuando há 20 anos no Brasil, tem beneficiado cerca de 37 mil crianças em 5 estados: Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, um projeto especial para ajudar as crianças vítimas de terremoto no Haiti está sendo mantido. Para entrar em contato com o projeto, acesse este link. As doações são aceitas somente através do site internacional da organização, e é necessário ter cartão de crédito internacional.

RENAS - Rede Nacional de Ação Social
A Rede nasceu de uma associação formada por três outros projetos internacionais de ação social: MEN Confederação, Viva Network e Visão Mundial. Em novembro de 2001, um grupo de organizações sociais evangélicas, reuniu-se em Belo Horizonte, MG, para uma consulta convocada pela Visão Mundial, com o objetivo de formar uma rede para articular e mobilizar várias iniciativas de organizações evangélicas. Entre os projetos mantidos pela RENAS está o "Bola na Rede", que luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Para conhecer mais sobre a RENAS, acesse o site renas.org.br. Há também no site da instituição um Mapa da Ação Social Evangélica, com dados e informações sobre 625 organizações abrangidas pela Rede.

 

Publicado em: